Cursos de Capacitação Não, a gente não só dá o “Peixe”, a gente acha fundamental ensinar a pescar, e por isso buscamos parcerias e convênios para promover a capacitação e a geração de renda. Entendemos que o que falta na periferia é oportunidade, APOIO, e esse é um dos nossos nomes. Se você possui alguma habilidade e acredita que ao ensiná-la a alguém poderá transformar a vida dessa pessoa, venha ser nosso voluntário!!!
Oficina permanente que oferece aos jovens da comunidade acesso ao aprendizado da música, assim como estímulo à arte e à cultura, e de onde já surgiram diversos talentos. Se você tem um instrumento e quer doar, ou é músico e que fazer parte do nosso time, ou tem o desejo de aprender, vá na guia contatos e nos procure, juntos podemos transformar o mundo pela arte!!!
A primeira de nossas atividades, visa o combate ao risco alimentar e que para muitos é a principal fonte de alimentação. Semanalmente são beneficiadas mais de 100 famílias, alcançando cerca de 300 durante a pandemia. Com um custo mensal em torno de R$ 2.000,00 (dois mil reais), é a atividade que mais exige o envolvimento de voluntários e colaboradores. Você também pode fazer parte dessa corrente! Com apenas três moedinhas de um real você pode amenizar a fome de uma família INTEIRA!!!
Saúde, entretenimento, valorização da autoestima, fortalecimento de laços sociais, promoção da arte, cultura e identidade amazônica, nossa oficina de Danças Regionais carrega, além de toda nossa mistura étnica, também meninos e meninas em situação de risco, tirando-os das ruas e levando para dentro do nosso Barracão Cultural. Venha, patrocine essa iniciativa!!!
Com uma forte pegada VERDE, o CEGAS desde o início, se preocupa com questões ambientais, e todas as oficinas ministradas por nós, trás consigo a nossa marca, o REAPROVEITAMENTO de RESÍDUOS SÓLIDOS, ensinando a comunidade a importância de cuidamos de nossa ilha e consequentemente do nosso planeta, e ainda gerar renda e qualidade de vida!!!
Em parceria com a Oliveira Foundation, o CEGAS oferece o Programa “Eu Lidero” para jovens da comunidade desenvolverem sua inteligência emocional e dominar seus personalismos, ímpetos e impulsos juvenis, destravando suas crenças limitantes, assim como, potencializar suas crenças positivas, trabalhando valores que muitas vezes até seus pais desconhecem, traçando um plano de estudos que o levará a maturidade emocional que reverberará em todos os aspectos de sua vida. Venha contribuir para construção desse novo cidadão!!!
O CEGAS é polo de treinamento do Grupo Volta ao Mundo de Capoeira do Professor Coringa. Além de aprender essa Arte Marcial 100% Brasileira, o jovem recebe uma forte carga de disciplina e cidadania, desenvolvendo valores como companheirismo, solidariedade, ética e valor ao trabalho. O Volta ao Mundo de Capoeira veio sanar um grave problema da quebrada, jovens e crianças que ficavam ociosos até tarde da noite nas ruas do bairro, agora passam esse tempo treinando em nosso Barracão Cultural! Seja apoiador dessa arte!
Quando entregamos nosso primeiro ovo de Páscoa, o garoto deu uma bicuda nele pra longe, e depois saiu correndo na direção gritando “Ôba, uma bola!!!”. Daí em diante não paramos de distribuir sorrisos e de desconstruir a falta de acesso, provando para aquela pequena criança que é possível furar a bolha social que nos impede de sonhar, e que nada é inacessível, principalmente se sonharmos juntos!!!
Já virou tradição dentro da tradição, nossa entrega de doces vai também carregada de Literatura, como educadores socioculturais, estamos cara-a-cara com um dos maiores gargalos sociais brasileiro, que é a falta da cultura da leitura. Estando na ponta da lança das mazelas periféricas, entendemos como ninguém a necessidade de incentivar este habito fundamental para o desenvolvimento e ascensão social.
Biblioteca Encanto dos Saberes.
Promove a leitura como direito humano, oferecendo um espaço para mediação de leitura, reforço escolar, musicalização, palestras, oficinas e cursos de qualificação.
Fonte de recurso: Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.
Feira Cultural do CEGAS.
Capta recursos, valorizar a cultura amazônica, incentivar o artesanato local e impactar positivamente na autoestima das meninas da comunidade.
Fonte de recurso: venda de ingressos, camisas do evento, doações de pessoas físicas.